Falta de dinheiro ou falta de planejamento?
A maioria das pessoas se priva deste tipo de lazer por achar que ganha muito pouco e jamais conseguirá pagar a viagem dos sonhos, ou ainda, por simplesmente não enxergar nenhuma possibilidade de tirar os planos do papel.
Mesmo que você possua uma renda pequena, é possível fazer uma viagem que há tanto tempo sonha. Porém será necessário um pouco de planejamento e de criar prioridades em suas despesas.
Sendo a viagem dos sonhos ou uma viagem curta, planejá-la com antecedência sempre será o passo inicial. Quanto antes for definido o período da viagem e as pesquisas de preços como hospedagem, alimentação e passagens, mais cedo você terá em mãos o custo da sua viagem e já saberá o quanto precisará poupar por mês e por quanto tempo.
Ah, mas eu terei que abrir mão do meu Pacote Top Master Blaster da TV a cabo? Terei que deixar de frequentar o salão semanalmente? Aaaaaaah e aquele restaurante que vou todo sábado, não poderei ir mais?
Se você reconhece que o seu dinheiro é curto e não dá para fazer todas as coisas ao mesmo tempo, terá que aprender a trabalhar com Prioridades. Se sua prioridade de viajar estiver no topo, talvez precisará trocar o pacote da TV a cabo por um mais econômico, arrumar o cabelo e a unha com menos frequência e passar mais finais de semana cozinhando em casa. Não estamos falando em deixar de fazer tudo o que gosta para juntar dinheiro, mas em gastar de acordo com as suas prioridades.
Não culpe o dinheiro ou a falta dele por não conseguir realizar os seus sonhos, talvez não seja ele o culpado.
Um forte abraço,
Thiago Souza
Leia também:
Coaching Financeiro – Prosperidade