Você têm Prioridades?
Falta de prioridade é não ter clareza sobre o que é importante ou necessário para sua vida. Muitas vezes gastamos dinheiro com algo que não é importante e ficamos sem aquilo que realmente é importante, justamente porque compramos o que não precisamos.
Toda vez que você gasta dinheiro com algo que não precisa, vende aquilo que era mais necessário para poder pagar o que não precisava. Por exemplo: Trocar de carro. Você não precisa trocar naquele momento, mas quer. Então compra um carro novo e junto com ele vêm: multas, IPVA, manutenção, prestação, seguro. Às vezes essa conta não fecha o seu orçamento e o que vai acontecer? Muda o filho para uma escola mais barata, não vai mais com tanta frequência ao restaurante que gosta, não faz a viagem que estava planejando, para de ir ao salão de beleza semanalmente, ou seja, você abre mão de algo que realmente é importante para você, simplesmente porque comprou algo que não precisava. Isto se chama falta de PROPÓSITO.
As pessoas devem ter clareza daquilo que querem para a sua vida, aquilo que realmente são suas prioridades. Por exemplo: Dar entrada numa casa própria, fazer uma viagem que sempre desejou, pagar as dívidas, investir X reais por mês, colocar o filho na melhor escola, poder ajudar alguém financeiramente, cuidar mais da saúde.
Definir as prioridades facilitará planejar como realizar o seu objetivo. A premissa deste planejamento é justamente separar aquelas coisas que são gostosas de ter (mas não são importantes) daquelas que são mais importantes na sua vida (mas que nem sempre trazem satisfação momentânea).
Coloque propósito no seu dinheiro, use-o para as seguintes finalidades:
1 – Viver a vida com dignidade.
2 – Divertir-se, curtir a vida.
3 – Investir no seu futuro.
4 – Fazer o bem, ajudando ao próximo.
O que acontece quando se faz isso? Cria-se um padrão de despesas, deste modo não precisará mais falar aquela famosa frase “Não sei aonde gasto o meu dinheiro” (acredito que você já tenha dito isso algumas ou muitas vezes). Essa expressão é um sinal claro de falta de propósito, de falta de prioridade, e cuidado! O modo como gastamos nosso dinheiro gera um reflexo nas demais áreas de nossa vida e a falta de propósito com ele pode significar também, falta de propósito na sua vida.
Um forte abraço,
Thiago Souza