Ainda paga anuidade de cartão de crédito? Este post é para você!

Cada vez mais o cartão de crédito é utilizado como meio de pagamento pelos brasileiros, porém muitos dos cartões cobram uma taxa de anuidade, que na média tem um valor de R$250,00 podendo chegar a mais de R$1.000,00.
O que muitas pessoas não sabem é que na grande maioria dos casos é possível conseguir a isenção dessa anuidade ou pelo menos um grande desconto.

Dia desses ao olhar a minha fatura do mês passado, notei o seguinte item: “Anuidade diferenciada”, no mesmo instante parei o que estava fazendo e dei início a “Operação cancelamento da anuidade”. Segue as dicas e argumentos por mim utilizados.

Dica 1: Ligue no atendimento do seu cartão e solicite falar com o setor responsável por negociar anuidade. Não gaste seu tempo e saliva com a primeira pessoa que atender, peça para falar com a pessoa que irá resolver o seu problema.

Dica 2: Fique calmo, seja educado, chame sempre o atendente pelo nome, use um argumento de cada vez.

Dica 3: O atendente sempre menciona os benefícios do cartão. Deixe-o ler este texto, afinal é obrigado a fazer isso. Depois fale que você pouco usufrui desses benefícios e que o mais importante é ter a isenção da anuidade.

 

Argumento 1: Veja quanto foi o seu gasto no cartão de crédito no último ano, talvez precisará desse número na negociação.  Então, fale para o atendente que você tem um volume considerável de gastos mensais e concentra seus gastos nesse cartão, por isso gostaria de solicitar isenção da anuidade. Não menospreze seu volume financeiro mensal – é uma das suas principais armas!

Argumento 2: Diga que foram ofertados a você outros cartões sem anuidade nenhuma. Mas, refira que você deseja permanecer com o cartão atual porque gosta do banco e do atendimento, mas que não faz sentido continuar pagando anuidade se há cartões que não cobram.

Argumento 3: Um amigo seu tem um gasto mensal menor e conseguiu a isenção da anuidade.

Argumento 4: Você tem um bom tempo de relacionamento com o banco ou com o cartão de crédito.

 

Com isso, vamos à negociação:

Lembre-se da segunda dica, o segredo é manter a calma. Apresente um argumento de cada vez e procure ser sempre simpático, mas demonstre convicção de que você merece a isenção da taxa.
É normal o atendente te dar um “chá de cadeira”, eles fazem isso sabendo que alguns desistirão em função da demora no atendimento, então, ai vai uma dica preciosa: tenha paciência.
Quando o atendente voltar, irá oferecer-lhe descontos, não aceite! Continue insistindo: se for para pagar anuidade você prefere cancelar o cartão.
Saiba que se alguma parcela da unidade já foi cobrada ela pode ser estornada. Insista pelo estorno.
Caso o atendente não conceda a isenção e esteja irredutível, peça para falar com o supervisor e volte aos argumentos iniciais.

 

Ao final da negociação, é difícil que não tenha conseguido a isenção, mas caso a resposta seja negativa você ainda pode escolher três opções:

  1. Diga que vai pensar e tente novamente no dia seguinte, provavelmente será outro atendente. Às vezes é uma boa opção.
  2. Caso goste muito do cartão e não queira cancelá-lo, quando o atendente questionar se deseja mesmo cancelar seu cartão, responda, “Tudo bem, vou aceitar com esse desconto de apenas x%”
  3. Cancelar o cartão. Masss, essa deve ser uma decisão racional. Não faça isso apenas pela frustração de não ter conseguido a isenção da anuidade.

 

Naquele dia, a minha conversa com a atendente demorou 25:16 min, ao final, eu consegui a isenção total da anuidade. Talvez você pense “25 minutos falando no telefone? Não tenho tempo para isso!” Eu prefiro pensar de outra maneira “Em 25 minutos eu economizei R$398,00”.

Tenho o meu cartão de crédito desde 2011 e NUNCA paguei uma anuidade, para mim esses argumentos e dicas sempre funcionaram. Depois que você conseguir a primeira isenção, nos anos seguintes tem mais um argumento. É mais simples e fácil do que parece! Boa sorte!

 

Ao longo do processo de coaching financeiro você receberá orientações, como essa, para consumir mais, privar-se menos, aproveitar melhor as oportunidades de crédito, equilibrar suas dívidas, selecionar produtos financeiros alinhados com o seu perfil financeiro, investir com segurança e assim, tomará as melhores decisões financeiras para uma vida com mais realizações.

 

Thiago Souza

Educador Financeiro

(14) 99717-1987

thiagosouza@institutots.com.br

 

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