A forma como usá-lo gera duvidas em muitas pessoas e eu posso te ajudar a entender melhor
Afinal, é amigo ou inimigo?
Hoje em dia é difícil quem não tem cartão de crédito não é mesmo? A facilidade de pagamento por meio dessa ferramenta financeira tem ajudado muitas pessoas no dia a dia, inclusive você! Quer um exemplo? Basta lembrar quando foi a última vez que comprou algo e pagou no crédito. Provavelmente foi em algum momento recente, talvez até tenha sido hoje.
O que eu quero te mostrar é que muitas vezes utilizamos o cartão em pequenas atitudes na nossa rotina e sem ter consciência, achando que não fará diferença. Mas acredite, uma hora os problemas financeiros aparecem!
Claro que essa ferramenta facilitou muito e garantiu maior segurança. No entanto, é necessário saber usá-lo! Afinal, existem vantagens e desvantagens, e cabe a você escolher o seu.
Quando utilizar?
O cartão de crédito tem sim seus benefícios. Um deles é conseguir obter um controle maior das suas despesas. Com o aplicativo do seu banco é possível ver o que foi gasto, quando e até o local. Fora que ajuda no planejamento, já que mostra também os gastos das próximas faturas.
No caso de imprevistos, por exemplo, se souber organizar será possível contorná-los de uma forma positiva. Poder adquirir o produto antes e efetuar o pagamento depois.
E claro, a segurança! Andar com dinheiro em espécie nos deixa mais vulneráveis. Ao utilizar o cartão, caso seja roubado ou perca a carteira, é só ligar para bloqueá-lo.
Quando não usar?
E assim como em muitas situações temos os pontos negativos, com o cartão não seria diferente. A mesma facilidade de poder consumir antes e pagar depois, é um dos maiores contras do cartão de crédito!
- Usar quando há um desconto à vista: se você tem a possibilidade de pagar um valor menor à vista, por que parcelar a compra no cartão? Esse é um dos motivos que eu ajudo os meus clientes para fazer um bom planejamento…quando se tem um controle financeiro fica muito mais fácil pagar uma compra na hora.
- Usar por impulso: no momento da compra talvez você não analise se realmente vale a pena pagar no crédito e se no próximo mês ou meses, conseguirá pagar o que foi gasto. E esse é um grande vilão, comprar por impulso! Se você não tem disciplina, é melhor não usá-lo.
- Não tem controle das finanças:Se você utiliza o cartão para quase tudo e não tem o controle das suas finanças, provavelmente entrará em uma bola de neve. Pois, caso atrase o pagamento, os juros cobrados serão altos e ficará ainda mais difícil pagar a dívida. O ideal é que o consumidor não comprometa mais de 33% na renda mensal no cartão de crédito.
Não seja refém do cartão!
O grande desafio é saber manter o equilíbrio entre usar e não usar, para isso o planejamento e autocontrole são fundamentais. E você, está com problemas por conta do cartão de crédito? Conte comigo para te ajudar a ter um controle da sua vida financeira!